16 mar

Shampoo a seco caseiro

Para situações de emergência

O método de shampoo a seco é prático e facilita muito a vida na correria do dia-a-dia. Porém o que fazer caso o produto do seu shampoo acabe bem quando você precisa dele. Uma solução mais rápida do que sair de casa para comprar outro é você improvisar seu próprio shampoo a seco com os ingredientes que você tem em casa.

Os estudos que originaram os atuais shampoos em pó que encontramos no mercado hoje têm como base os princípios ativos destes ingredientes caseiros, consistindo basicamente em uma técnica de arraste para remover a oleosidade e sujeira dos fios, sem a necessidade de água. Então em uma situação de emergência você agora saberá ao que recorrer.

Fermento em pó – esse entre os todos os ingredientes caseiros é o que mais seca a raiz, deixando o cabelo com um aspecto de lavado mesmo, pois possui alta capacidade de absorver a oleosidade.

Volume extra – a farinha de trigo é indicada para deixar a raiz mais alta com aquele efeito levantado. A farinha de trigo ou a de aveia são as mais indicadas para cabelos escuros, a fim de evitar o fundo branco.

Talco – é o mais conhecido na técnica de imitar o efeito de um shampoo a seco, porém se adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio a ação de limpeza é aumentada.

Amido de milho – basta colocar um pouco do amido na raiz do cabelo e após espalhar em toda a cabeça. Em seguida, para retirar o pó, escove bem. O amido absorve óleo e sujeira e quando você escova ele para fora do seu cabelo, consegue retirar tudo isso.

Farinha de milho + amêndoas – misture uma colher de farinha de milho com uma colher de sopa de amêndoas moídas finamente.Coloque a mistura na raiz e penteie bem para remover. Esta mistura é a mais indicada para fios oleosos.

Claro que essas dicas são para situações de emergência, mas para quem gosta de ideia de shampoo a seco separamos alguns que são fáceis de encontrar no mercado:

O Shampoo Seco com Extrato de Aveia, da Klorane possui microesferas naturais absorventes que promovem a limpeza juntamente com a absorção da oleosidade. Aqui o extrato de aveia é misturado com outros cereais, como o amido de milho e de arroz. Pulverize o produto cerca de 30 cm de distância da cabeça e após escove para remover.

O shampoo a seco também da Klorane com extrato de ortie é indicado para os cabelos oleosos, pois é capaz de regular a atividade das glândulas sebáceas, envolvendo as enzimas responsáveis pelo sebo, regulando assim a oleosidade do couro cabeludo.

Já o da Aspa, Dry Clean Sprayset, da Aspa, possui uma ação de limpeza suave, sem danificar o fio ou o couro cabeludo, pois é livre de substâncias agressivas ou detergentes.

8 Comentários

  1. Marina disse:

    Sempre tive curiosidade de experimentar o fermento em pó e o talco, mas tenho receio…. pois sou morena.
    Será q vou ficar com o cabelo manchado de branco???

    Bjsss

  2. tenho medo de experimentar tmb , medo da danificar alguma coisa no meu cabelo

  3. ALESSANDRA DE PAULA FERNANDES disse:

    Tenho mta vontade de experimentar sim, tenho o couro cabeludo mto oleoso, mais estou com mta queda, não sei se interfere em alguma coisa??
    Se eu quiser comprar, eu encontro onde???
    obrigada.

    • Oi Alessandra, eu penso que o shampoo a seco não possui nenhuma relação com a queda e acredito que se você usar não irá mudar o seu quadro. Esses modelos de shampoo a seco do post podem ser encontrados em farmácias. Tenta as maiores, que com certeza vc encontrará muitas opções.

  4. genniffer disse:

    isso funciona meismo ? não da nei um problema nós nossos cabelos ?

Deixe o seu comentário!

*